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Você sabe o que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma inteligência de Marketing Digital, desenvolvida para tornar a sua marca em uma autoridade e referência em seu segmento de atuação, ajudando você e os seus colaboradores a entenderem as reais necessidades dos seus clientes e suas etapas durante a jornada de compra.

Detalhamos nessa página o passo a passo para você entender como funciona o Inbound Marketing, como aplicá-lo na sua empresa e como alavancar as vendas do seu negócio. Boa leitura!

o novo consumidor

O novo consumidor!

Imagine a seguinte história: você deseja comprar um produto, por exemplo, um carro. É provável que você vá levantar o máximo de informações possíveis na internet sobre o produto em questão, como qualidade, design, preço, consumo, modelos e etc. Isso acontece com você? Mas é claro que sim! Seja, então, bem-vindo a nova era do consumo.

E sim, isso não acontece apenas com você, mas com todo mundo.

Estudos indicam que:

93% das pessoas utilizam a busca online para começarem seu processo de compra

70% das compras no mundo digital acontecem sem que o cliente entre em contato diretamente com alguém da sua empresa

77% dos consumidores brasileiros levam em conta a opinião e a indicação de amigos nas redes sociais segundo a PwC

A internet mudou completamente a forma de consumo do mundo atual. Antigamente, você era refém das mídias tradicionais como Tv, Jornal, Revista, Outdoor para conhecer e se informar sobre um determinado produto ou serviço.

Hoje, o novo consumidor encontra em tempo real, informações precisas e completas sobre tudo que ele deseja saber em relação a uma marca, produto ou serviço antes de consumir.

Sendo assim, a internet se tornou uma estratégia poderosa e muito rentável para que as empresas possam se conectar ativamente junto a seus potenciais clientes, educá-los sobre as vantagens e benefícios de seus produtos ou serviços, e acompanhá-los no processo de escolha e decisão de compra.

Entenda como funciona: conheça a Jornada de Compra

Preparamos um material incrível para você entender os quatro estágios, essenciais para essa importante jornada. Vamos lá?

Importante: A Jornada de Compra é um processo que pode ocorrer conscientemente ou inconscientemente quando você está em busca de um produto ou serviço. O fato é que todos nós passamos pelos estágios dessa jornada.

1. Aprendizado ou Descoberta

No primeiro estágio, o consumidor está buscando no Google uma dor que nem ele sabe. É a etapa de consciência de um problema, para então, considera-lo.

2. Reconhecimento do Problema

No segundo estágio, o consumidor reconhece que tem um problema, é a etapa de consideração. Ele começa a se aprofundar no tema, tentando entender e ter mais informações a respeito.

3. Consideração da Solução

Nesta etapa o cliente começa a buscar soluções para resolver o seu problema, considerando solucionar a sua dor. Aqui, ele irá à busca de empresas que ajude ele a resolver aquilo que ele precisa.

4. Decisão de Compra

Nesta etapa o consumidor está próximo de fazer uma escolha. Já pesquisou bastante e encontrou diferentes soluções/empresas que podem ajudá-lo a solucionar os seus problemas.

funil de compras

Resumindo, o Inbound Marketing é...

Uma nova maneira de fazer marketing. É uma ciência moderna criada para se relacionar com o cliente em sua jornada de compra. Um jeito inovador de conversar, se conectar, mostrar suas vantagens, diferenciais e o porquê ele precisa da sua empresa ou do seu negócio como solução para o seu dia a dia.

Certo, mas como é isso na prática?

O primeiro passo é definirmos com atenção quem é o seu cliente ideal ou tecnicamente falando sua “persona”. Aqui é momento em que a agência e o cliente irão responder a uma série de perguntas e desenhar detalhadamente o perfil ideal deste cliente. Por exemplo, quem é, onde vive, quais os hábitos, estilo de vida, hobbies, quais conteúdos ele consome, etc.

Com as estratégias de Inbound Marketing sua empresa terá a capacidade de gerar leads potenciais, se relacionar de maneira eficiente com seus contatos e identificar as melhores oportunidades para que a sua equipe comercial gere vendas através do conhecimento da Jornada de Compra e do potencial do Marketing de Conteúdo.

o que é um lead?

É uma pessoa (visitante do seu site) que aceitou compartilhar suas informações pessoais com você (e-mail, telefone) em troca de algum estímulo ou oferta permitindo com que sua empresa possa entrar em contato posteriormente.

Conheça as 5 etapas do Inbound Marketing

1

Seu site x visitantes qualificados

Um dos principais objetivos do Inbound Marketing é levar mais audiência (pessoas) a acessarem seu site. A grande sacada é que não estamos falando de acessos aleatórios. Queremos a audiência qualificada, o público correto. Nesse caso, sua “persona” ou o cliente ideal da sua marca.

2

Mais visitantes, mais contatos e conversão de leads

Muito bem, você já venceu a primeira etapa, ou seja, seu público alvo já está acessando seu site e se conectando com a sua empresa. Devemos nos preparar para o momento da conversão. Para isso, há diversos estímulos como o uso de materiais ricos, conteúdos relevantes, e ofertas atrativas, que incentivam seu potencial cliente a preencher um formulário, te enviando informações básicas de contato e virando lead.

3

Relacionamento com a sua base

Com o crescimento do Inbound Marketing, seu site passa a gerar cada vez mais contatos (leads) de pessoas potenciais (cliente ideal), interessados em seu produto/serviço. Sendo assim, seu próximo desafio está no relacionamento com seus contatos, de forma a não os perder de vista, ajudando-os a conhecer melhor seus diferenciais e a passar pela jornada de compra.

4

Oportunidade de Vendas

Agora que você já está acompanhando seus contatos durante a jornada e nutrindo sua base de clientes com informações relevantes sobre seu negócio, é o momento de ativar sua inteligência comercial. Sim, esse é o momento da venda. Com a metodologia do Inbound Marketing é possível saber quem avançou na jornada de compra e está preparado para deixar de ser um lead e se tornar um cliente real.

5

Monitore, planeje e avalie

Parabéns! Você acabou de concluir o ciclo de sucesso do Inbound Marketing. Agora você deve monitorar seus resultados e planejar junto com a sua agência novas estratégias para potencializar ainda mais seus resultados.

Preparamos o modelo abaixo para você visualizar as etapas do Inbound Marketing de forma técnica no curto e longo prazo.

etapas do Inbound Marketing no curto e longo prazo

Resumindo...

Através do Google Adwords e Facebook Ads aumentamos a audiência qualificada do seu site (cliente ideal). Somadas as estratégias de Marketing de Conteúdo, SEO e Redes Sociais, consolidamos seus esforços de Inbound Marketing, tornando sua marca protagonista no seu segmento de atuação.

Mas não se esqueça! Aumentar o número de visitas do seu site não é garantia de eficiência, mas sim de resultado. Para atingir seu objetivo e gerar vendas, é preciso transformar seus visitantes em Leads.

Como podemos conquistar um lead?

como conquistar leads para seu site

Conversão Indireta

Está ligada diretamente a materiais de cunho educativo. Conteúdos ricos cujo objetivo é expandir o conhecimento sobre um determinado assunto relacionado a sua empresa/negócio. Tradicionalmente é mais conhecido como e-book, mas também temos outros formatos como whitepapers, planilhas, webinars e etc.

Thank You Page

Essa página é uma página de agradecimento, é quando o lead é redirecionado para uma página de “obrigado”, que contém o link final do Material Indireto, além de um convite para uma Oferta Direta.

Conversão Direta

é quando o lead preenche um formulário para receber uma proposta ou deseja um contato com alguém da sua empresa. Essas ofertas podem ser formulários de orçamento, uma call com um consultor, uma avaliação gratuita, demonstração de sistema/serviço, entre outras.

E, como se relacionar com o seu lead?

1

Newsletter para a sua base

O objetivo desta etapa é nutrir a nossa base de clientes com disparos (indicamos semanalmente), informando sobre as novidades do seu site e os lançamentos de seus materiais e conteúdos. A ideia é conhecer melhor e estreitar o relacionamento com o público que deseja se relacionar e aprender mais sobre sua empresa.

2

E-mail segmentado

Nesta etapa trabalhamos com disparos de e-mails segmentados. Através da conversão de seus materiais e do Lead Tracking é possível categorizar seus leads em bases de interesse. Nesse momento é importante que você não se esqueça de fazer a limpeza dos leads que não geram em engajamento.

3

Nutrição de leads

Enquanto os disparos segmentados estão ocorrendo, é importante que você não se esqueça de sua base geral de leads. Crie uma sequência de e-mails específicos, direcionados a quem baixou um determinado material. Super dica: opte por algo simples que remeta a ideia de que há alguém da sua empresa escrevendo diretamente para o cliente e não algo mecânico ou já pronto.

4

Listas dinâmicas e gestão do ciclo de vida

Dando um upgrade no processo de nutrição criamos as listas dinâmicas. A ideia é alocar os leads em listas de interesse e que estejam em momentos similares da jornada de compra/descoberta, ativando assim nutrições (conteúdos) específicos para seu momento e necessidade. E neste estágio que trabalhamos as oportunidades perdidas, processo de renovação e os defensores da marca.

5

Administração

Você e sua agência irão administrar os resultados e acompanhar o processo de evolução na jornada de compra dos seus leads (contatos). A ideia é aprender a cada etapa, propondo melhorias contínuas e ajustes de manutenção em sua estratégia digital, buscando sempre potencializar seu relacionamento com seus potenciais clientes e promover o crescimento do seu negócio.

É hora de vender!

Sua campanha de Inbound Marketing está a todo vapor. E agora? Qual o próximo passo?

Chegou o tão esperado momento da venda.

Mas, fique atento: O Marketing não é o responsável pela venda. Seu papel é identificar os Leads (contatos) que estão suscetíveis ao momento de compra e preparados para sua abordagem comercial. Neste caso você precisa conhecer bem os conceitos de MQL e SQL para tornar seu processo comercial ainda mais estratégico e assertivo.

MQL

Marketing Qualified Leads são leads qualificados pelo marketing. São contatos engajados com seus materiais/conteúdos, possuem o perfil do seu cliente ideal, mas ainda não solicitaram um contato com um representante ou consultor da sua empresa. Este é o público ideal para receber seus e-mails de nutrição ou até mesmo uma abordagem mais direta da sua operação comercial.

SQL

Sales Qualified Leads são contatos que obrigatoriamente devem ser direcionados para seus vendedores. São leads que já sinalizaram o interesse no seu negócio e estão à espera de uma ativação comercial. Dica: antes de entrar em contato com esse prospect, leia atentamente seu histórico e garanta uma abordagem comercial certeira. Aqui vale você aprofundar o discurso nas dores do seu cliente, e apresentar de forma clara como você e sua empresa podem ajudá-los a solucionar os seus problemas.

Por que investir em Inbound Marketing?

Vivemos uma época em que as pessoas querem se relacionar com suas marcas, produtos e conteúdos de interesse. Cada vez mais o consumidor de forma independente procura mais e mais informações a respeito dos assuntos que envolvem o seu universo. A era da comunicação tradicional, onde você anunciava seu produto em uma mídia, e os consumidores compravam sem interação com sua marca acabou. Hoje, mais do que clientes, temos fãs, embaixadores da marca, pessoas que querem conversar, questionar, opinar e vivenciar o dia a dia da sua empresa/negócio.

O Inbound Marketing é um convite a nova forma de pensar e construir o relacionamento da sua marca com o novo consumidor. Conteúdos interessantes, engajadores, abordagens inteligentes que cativem e criem empatia, amizade, afetividade e uma narrativa que envolva seu potencial cliente no universo do seu negócio.

Invista no relacionamento e traga seus clientes para perto. É dessa forma que grandes oportunidades de venda surgem e você se destaca perante a concorrência.

E aí, vamos juntos utilizar a inteligência do Inbound Marketing e potenciar as vendas da sua empresa?

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acontece.
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