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Métricas Essenciais para uma Campanha Digital de Sucesso

Kaio Victor

Analista de mídia de performance - Moke Cultura Criativa

Métricas Essenciais para uma Campanha Digital de Sucesso

 

É comum no marketing digital nos depararmos com inúmeras siglas, principalmente quando o assunto é a métrica para análise. Entender o significado dessas siglas e as fórmulas que são usadas para se chegar aos resultados, é essencial na hora de aplicar a sua estratégia e analisar os resultados.

Bem, sem perder tempo, vamos a elas:

 

1 - ROI (return on investiment) retorno sobre investimento

Por que é importante?

O ROI é aplicado para entender se uma campanha digital deu resultado positivo ou negativo e quantifica esse resultado. Ela é uma das principais métricas de resultado e serve para mostrar ao cliente o resultado gerado.

 

Como se calcula?

Receita gerada (1) - Investimento (2)

--------------------------------------------------      X 100

       Investimento (2)

 

Receita (1): receita gerada pela mídia

Investimento (2): investimento feito na mídia

 

Exemplo

                Receita gerada (1) (R$ 1000) - Investimento (2) (R$ 110)

ROI         ----------------------------------------------------------------------------  X 100 = 809%

                         Investimento (2) (R$ 110)

 

Ou seja, para cada R$ 1 real investido, o cliente lucrou: R$ 80,90 reais.

 

 

2 - CPC (custo por clique)

Por que é importante?

É uma métrica básica, mas de grande influência. Com ela você começa a entender como sua campanha está desempenhando e consegue projetar se os primeiros resultados serão positivos. Tendo uma base para comparar, como uma outra campanha similar, você pode analisar um CPC com o outro, e pensar em alternativas.

 

Atenção

Os valores de palavras-chaves, em uma campanha no Google Ads, varia com mais frequência, por isso é fundamental analisar essa métrica diariamente, pelo menos nos primeiros 45 a 90 dias, para ajudar a controlar o orçamento e os resultados. No Facebook Ads os valores variam com bem menos intensidade, mesmo assim, é legal não descuidar.

 

Como se calcula?

     Custo total do clique

------------------------------------

   Total de cliques gerados

 

Exemplo

                 Custo total do clique (R$ 100)

CPC     ------------------------------------------------   = R$ 0,42

                 Total de cliques gerados (234)

 

Ou seja, seu custo por clique no anúncio é de R$ 0,42 centavos.

 

 

- Conversão (relembrando)

Conversão é quando o usuário realiza uma ação importante no site, definida pelo anunciante, após clicar no anúncio de Google ou Facebook.

 

3 - CPA (custo por conversão/aquisição)

Por que é importante?

É o custo de cada conversão por palavra-chave, grupo de anúncio ou campanha. Esse resultado te dá possibilidades de melhora na performance, por exemplo. É uma métrica que tem influência direta no resultado e que você deve ficar de olho.

 

Como se calcula?

                   Investimento publicitário

CPA =     ------------------------------------------ 

                  Quantidade de conversões

 

Exemplo

                   Investimento publicitário (R$ 100)

CPA =    --------------------------------------------------  = R$ 2,27

                  Quantidade de conversões (44)

 

Ou seja, seu custo por conversão (aquisição) no anúncio é R$ 2,42.

 

 

4 - Taxa de conversão

Por que é importante?

Essa métrica avalia a frequência com que o seu anúncio consegue converter. É uma porcentagem média de conversões por clique.

 

Como se calcula?

                                            Acessos ao site (ou quantidade de cliques)

Taxa de conversão =     ----------------------------------------------------------------

                                                      Número de conversões

 

Exemplo

                                                    Quantidade de cliques (100)

Taxa de conversão =     ---------------------------------------------------------------- = 5%

                                                      Número de conversões (5)

 

Ou seja, sua taxa de conversão no anúncio é de 5%.

 

Conclusão

Dentro de uma campanha um conjunto de fatores são essenciais para o seu sucesso ou não. Por isso, tentar enxergá-los como um fator estratégico de propulsão para o resultado, antes de virarem o motivo de um fracasso, é imprescindível.

As métricas podem ser entendidas como básicas e dentro do que “todos nós devemos ver”. Entretanto, com o tempo, conseguimos perceber que esses “pequenos detalhes”, principalmente os que já estamos “cansados de saber” são, às vezes, subvalorizados. Mantenha o foco em cada pedacinho da sua campanha, monitore, tome ações e garanta sempre os melhores resultados para o seu cliente.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

 

 

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