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Como Escolher uma Agência de Propaganda?

Rafael Costa

Diretor - Moke Cultura Criativa

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Há mais de dez anos atuo no mercado de comunicação. Já atendi muitos clientes, de diversos segmentos, desafios e níveis de complexidade. Durante essa caminhada aprendi muitas coisas e quero compartilhar com você, empreendedor, algumas dicas que você deve ter em mente na hora de escolher a sua agência de comunicação.

 

1 - Track Record: Quem você é e o que você já fez? Avalie o histórico da agência, suas competências e realizações, cases de sucesso, conquistas alcançadas, desafios enfrentados. A história de um negócio diz muito sobre sua essência, cultura corporativa e DNA estratégico. Procure uma agência com mentalidade de dono e que tenha as competências necessárias para ajudar o seu negócio a ter sucesso. 

 

2 - Negócio de valor: O que a agência tem a dizer sobre o futuro? Qual a sua visão sobre as tendências e inovações tecnológicas que estão mudando radicalmente a nossa forma de pensar e consumir? Quais recursos, conhecimentos e práticas aliadas ao novo consumidor a agência está praticando?  

Você consegue projetar o futuro da sua empresa dentro da agência? Como ela te ajuda a encurtar caminhos, definir objetivos e traçar planos de ação sólidos e de resultado? Até onde a agência pode chegar? Qual influencia e know-how ela pode agregar e trazer para dentro do seu negócio? Instigue, provoque, faça ela provar que está preparada para atender as demandas do seu negócio.

 

3 - Gestão competente: Você e sua empresa só terão sucesso se a agência for comprometida com a gestão de cada etapa dos seus processos internos. Você como investidor/empreendedor precisa que seus investimentos gerem retorno, e isso só é possível, se os aliados ao seu negócio estiverem parceiros com empresas bem administradas. Conheça de perto a agência, departamentos, profissionais, estrutura. Uma agência só consegue entregar resultados reais se de fato ela conseguir se auto administrar com competência.

 

4 - Musculatura empresarial: Qual a capacidade da agência para produzir com eficiência e agilidade necessária frente as demandas do seu negócio? Avalie até que ponto a agência tem condições de acompanhar o crescimento da sua empresa. Busque um parceiro estratégico de longo prazo que possa assumir desafios com você e com a sua empresa.

 

5 - Cultura corporativa: Faça com que o time da a agência sonhe o mesmo sonho que você. Crie uma comunicação eficiente entre a comunicação da sua empresa e todas as áreas da agência, deixando claro os objetivos e forma com que o seu negócio deseja atingir suas metas.

 

6 - Escalabilidade: Qual a capacidade que a agência tem para acompanhar o crescimento do seu negócio sem limitações frente a prestação de serviços? Escolha certo para que na hora que mais precisar você não ficar na mão e perder as melhores oportunidades.

 

7 - Fãs: Mais do que clientes satisfeitos sua empresa precisa de um parceiro estratégico – agência de propaganda com clientes apaixonados por ela. Qual a relação entre a agência e seus demais clientes? Admiram o trabalho, confiam no resultado, estão satisfeitos com a parceria de sucesso e tem a agência como sua alidade de crescimento e performance? Qual a percepção sobre o valor intangível do serviço oferecido e entregue? Busque se informar, converse com outros empreendedores e tenha mais informações sobre a agência. Avalie a satisfação e as entregas que esses empresários estão recebendo.  

 

8 - Não basta ser, precisa parecer: Sua agência sabe vender bem suas qualidades, serviços, entregas, eficiência e estratégia? Pense bem, se ela não sabe vender o seu próprio negócio, quem dirá o seu. Qual a competência criativa que a sua agência tem para convencer você a apostar seu dinheiro nela? Se sua agência não sabe falar sobre ela, possivelmente não saberá falar do seu negócio para seus clientes.

 

9 - Sócio estratégico: Busque uma agência que seja um sócio estratégico contribuindo de forma direta e dinâmica para o crescimento do negócio e que possa no médio e longo prazo trazer vantagens, recursos, contribuindo para o crescimento e a solidez da sua empresa. Se cerquem dos melhores. Lembre-se essa é uma área onde é possível negociar, mas nunca se deve economizar. Nunca uma boa agência de propaganda custa caro quando os seus conselhos, ideias e propostas são os mais eficientes e mais adequados aos problemas seu negócio.

 

Espero que essas dicas ajudem você na melhor tomada de decisão para sua empresa. 

Está em busca do parceiro certo para o seu negócio? Fale com a Moke Cultura Criativa. Teremos o maior prazer em tomar um café com você e falarmos sobre propaganda, criatividade, resultado e claro o mundo dos negócios.

 

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