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Seu Site está Pronto para Receber o seu Cliente?

Thami Guarinho

Designer - Moke Cultura Criativa

Seu Site está Pronto para Receber o seu Cliente?

Você já parou para pensar em como pode ser a percepção real do seu cliente ao entrar no site do seu produto? Pois é! O grande desafio aqui é ter empatia com o seu próprio negócio, saber bem o seu público e ter idealmente uma persona. 

Já sabemos que os aspectos culturais e comportamentais podem ser bem diferentes de acordo com o tipo da sua empresa, mas, existem 10 práticas que ajudam você a não cometer erros básicos e deixar seu cliente bem feliz e a vontade!

Desde 1990, Jakob Nielsen tem estudado o que se convencionou chamar Melhores Práticas: Nielsen não inventou a Web — nem o Webdesign. Mas não há que lhe negar a paternidade do conceito de Usabilidade para a Web.

1- Clareza de informações

Transmita ao usuário nos primeiros 5 segundos sobre o que é seu site, quem é você e o que você faz. Procure não inserir informações irrelevantes ou desnecessárias, informar apenas o que o usuário precisa naquele momento de uma forma objetiva. 

2- Sempre dê feedback!

Mantenha o usuário sempre informado com o que ele está fazendo, informando suas ações para facilitar o entendimento e quem sabe, ter oportunidade de melhorias em seu site. 


3- Fale a linguagem do seu cliente

A comunicação utilizada deve ser pensada no fácil entendimento do usuário, evite usar termos técnicos, assim, as pessoas que estão fora do segmento mencionado, não sofrem com o ruído ou a falta de entendimento da informação. 


4- Liberdade do usuário 

O usuário é quem controla a navegação. Sendo assim, ele pode abordar uma tarefa ou desfazer uma operação e retornar ao estágio anterior. Às vezes, acontece também de os usuários escolherem algumas funções por engano, e precisam conseguir sair facilmente, podendo desfazer ou refazer a interação. 

 

5- Consistência

Um projeto interativo, para ser consistente, deve procurar manter os padrões das plataformas e de suas telas, evitando novos componentes para ações similares, facilitando a assimilação e aprendizado do sistema.

 

6- Prevenir erros

Procurar entender o modelo de navegação dos usuários é importante para evitar que aconteça falhas na navegação. Modifique a interface para evitar que esses erros aconteçam. Minimize a sobrecarga de memória do usuário. Deixe sempre objetos, ações e opções visíveis para evitar que o usuário tenha que memorizar passos anteriores.

 

7- Reconhecimento ao invés de memorização

Minimizar a sobrecarga de memória do usuário. Deixar sempre objetos, ações e opções visíveis para evitar que o usuário tenha que memorizar passos anteriores

 

8- Atalhos

Sempre que possível, acelere as interações com atalhos rápidos, que podem ajudar usuários mais acostumados com a navegação de um site, a executar ações mais rapidamente.

 

9 - Boas mensagens de erro

Mensagens de erro devem ser facilmente entendidas e devem ajudar o usuário a entender o problema e sugerir uma solução, não devem intimidar o usuário.


10 – Central de ajuda e FAQ

 

O ideal é que não tenha a necessidade de uma documentação em consequência do seu projeto. Ele deve ser pensado o mais intuitivo possível. Caso tenha a necessidade, faça com que este documento fique facilmente acessível. 

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