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9 Perguntas Essenciais na Hora de Começar um Trabalho de Google ADS.

Kaio Victor

Analista de mídia de performance - Moke Cultura Criativa

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Oi, leitor(a) tudo bem? O objetivo deste conteúdo é trazer perguntas que irão te ajudar no entendimento mútuo entre cliente x agência, quando o assunto for campanha, histórico, objetivo e etc. Afinal, pensar em algumas perguntas específicas, fará você economizar tempo na hora de criar a sua campanha de Google Ads.

Então, se você é agência, se aproxima da tela e vamos juntos. Se você é quem contrata o serviço, tome nota dos pontos mais importantes e muna seu parceiro comercial com as informações necessárias para um excelente trabalho.

Sobre a campanha

Aqui é onde começamos a mapear a sua atuação digital e expectativas do cliente, para conseguir trazer os melhores caminhos para o projeto. 

1- Entender as mídias que ele usa.

Não se prenda apenas no próprio Google Ads; e nem mesmo somente no digital. Vale muito lista opções para ele preencher. Lembre-se, vocês são os especialistas, então caprichem nas opções.

Por que é importante?

Entender o mix de comunicação que ele usa, ver o histórico de campanhas, segmentações, períodos e regiões, trarão insights valiosos para a campanha.

2 - Qual é a média de investimento mensal?

Saber a média de investimento mensal do cliente, te trará, com mais clareza, o que podemos entregar quanto resultado.

Por que é importante?

O mais legal disso é que agência e cliente têm suas expectativas alinhadas; isso diminui ruídos na comunicação e entendimento dos resultados alcançados.

3 - Quem é o seu público-alvo?

Pergunta básica, mas nunca desnecessária. E é incrível como a campanha e a percepção do cliente podem ser ajustadas neste ponto.

Por que é importante?

Nem sempre o mesmo público da loja física é o de um e-commerce, por exemplo. Pense nisso, o público digital pode ser um pouco, ou muito, diferente, assim como as dores que deles.

4 - Em quais regiões anunciar?

Mais uma das perguntas “básicas” que podem trazer grande surpresas.

Por que é importante?

Esta pergunta segue muito o exemplo do número 3, inclusive na importância. Aqui também traz um norte sobre possíveis novos mercados para o seu cliente.

5 - Quais são os diferenciais?

Aqui a dica é a mesma para quem é o cliente e quem é a agência: não fique nos termos genéricos como atendimento personalizado, por exemplo. Vá mais além, procure pelo que de fato diferencia a sua marca das demais. Um bom jeito de se chegar à resposta dessa pergunta é entender como a marca pode ajudar no cotidiano das pessoas.

Por que é importante?

Essa resposta trará a argumentação persuasiva dos anúncios e pode, inclusive, editar grupos de anúncios e compra de palavras-chave.

6 - Qual a sua expectativa com o Google Ads?

Por mais que já tenhamos perguntado algo parecido em outras perguntas, aqui questionamos de forma direta, sem rodeios.

Por que é importante?

Quando as expectativas estão alinhadas, o entendimento do trabalho e a valorização acontecem de forma natural. É benéfico e traz harmonia na conta, para o cliente e para agência.

7 - Quais resultados deseja atingir com o Google Ads?

Chegamos na principal. Ela é essencial, mas não pense que a resposta virá fácil. Então, a agência, como especialista, pode e deve ajudar o cliente a construir essa resposta. Aqui vão algumas ideias:

  • Quanto você espera gerar em venda, em quanto tempo?
  • Qual o ROI que você deseja atingir, em quanto tempo?
  • Aumento de branding é um objetivo? Se sim, quanto você pretende aumentar (alcance e impressões | tendo como base o histórico das campanhas anteriores).

Por que é importante?

De forma direta e clara: porque sem essa resposta não há como fazer uma campanha de performance e, inevitavelmente, a visão dos resultados entre cliente e agência não estarão pareados, podendo levar a desentendimento e até a quebra de contrato.

8 - Relacione de 5 a 10 palavras-chave

A agência pode ser a especialista em campanhas e resultados, mas o especialista sobre o próprio negócio é o cliente. Pedir pelas palavras-chave servirá como um norte quando encarrar o planejador de palavras-chave do Google Ads.

Por que é importante?

Além de trazer a relação de cliente x agência para o terreno da parceria, já encurta parte do caminho, o que é bom para ambas as partes.

9 - Relacione 3 concorrentes

Provavelmente esta pergunta deve estar já nos tradicionais briefings, mas gosto de tê-la aqui. Afinal, se já vai mandar 8 perguntas, porque não colocar 1 a mais, que vai ajudar no trabalho.

Por que é importante?

Basicamente, te ajudará no monitoramento dos seus concorrentes. É importante ficar de olho, fato, mas cuidado, não perca de foco quem é o cliente e quem é o concorrente. Não gaste tempo e energia demais em algo que você não tem controle.

Conclusão

Na minha opinião ter briefings específicos para as tarefas de campanhas é realmente importante. Você pode ter atendimentos e CS muito ligados e experientes, mas não custa nada dar “uma mãozinha” e incluir uma ou algumas perguntas. O trabalho de uma agência deve ser feito em equipe, com um setor (departamento ou área) ajudando o outro. Quando você e as pessoas se veem em um time, como outras pessoas também engajadas em trazer um resultado para o todo, elas se motivam; e o melhor de tudo é que esse efeito motivacional contagia quem está próximo de você.

Crie os conteúdos, briefings, checklists e todas os documentos que possam te ajudar nas suas tarefas e compartilhe com seus pares e com colaboradores de fora do seu ciclo (uma visão de fora soma muito, acredite). E, dependendo do tamanho da agência e tempo disponível, passe para a equipe opinar.

Por fim, essas são algumas perguntas que vão te dar um norte para suas campanhas, mas aprofunde-se no “universo do cliente” e veja como personalizar ainda mais essas perguntas e outras que você pode ter. Bem, é isso. Espero ter ajudado você, leitor(a).

Se tiver alguma dúvida ou quiser contribuir com este artigo, deixe nos comentários. A participação será muito bem-vinda!

Caso precise, pode contar comigo e com a Moke Cultura Criativa. Estamos à disposição para ajudá-los, é só clicar aqui.

Até o próximo conteúdo!

 

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