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Como Fazer a Campanha de Matrículas Online Do Seu Colégio

Kaio Victor

Analista de mídia de performance - Moke Cultura Criativa

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Se você leu o nosso conteúdo você sabe o que é preciso para uma campanha de matrículas de sucesso? e tomou nota das considerações que a tribo apontou, sobre o início do planejamento para sua campanha de matrículas, deve estar ansioso para ver e entender como dar continuidade no processo. Boas notícias, aqui você vai encontrar mais conteúdo de qualidade para você e seu colégio.

 

Se você não leu, recomendo a leitura. O conteúdo traz várias dicas essenciais e insights para que você consiga começar o planejamento da sua campanha, com perguntas-chave para que você encontre verdadeiramente o objetivo, em número e prazos, para sua campanha.

 

Mas, Moke, eu já tenho meu objetivo definido, e agora?

Ótimo, com o objetivo em mãos, bem traçado e que faça sentido com a sua realidade, é hora de darmos sequência no trabalho. Vamos, juntos, fazer uma estrutura para te ajudar a definir suas estratégias de marketing online, vamos falar um pouco do mix de ads, peculiaridades dos canais e métricas de acompanhamento. Pode parecer “grego”, mas vamos estar juntos com você durante todo o texto, fique tranquilo e conte com a tribo.

 

Para ajudar na retenção do conhecimento, aqui está um mapa com tudo que falaremos:

criacao-campanha-digital

1º checkpoint – preparação

  1. Integração de estratégias digitais ao objetivo da campanha;
  2. Criando uma proposta de valor para sua campanha;
  3. Expandindo a percepção sobre a campanha e diferenciais.

2º checkpoint – desenvolvimento

  1. Canais: Facebook ads, Instagram Ads e Google Ads;
  2. Aspectos específicos dos canais;
  3. Comportamento do consumidor em cada canal
  4. Reflexão da criação dos seus anúncios no contexto dos canais, momento de compra do consumidor e resolução das dores.

3º checkpoint - monitoramento

  1. KPI’s: significado e importância para sua campanha e alguns exemplos;
  2. Métricas e monitoramento de campanhas;
  3. Insights e direcionamentos que um profissional especializado e atento pode conseguir através de KPI’s e métricas.

 

Conectando as estratégias de marketing da sua campanha online, com o seu objetivo

Vamos lá! Para começar, a principal ideia aqui é você definir os caminhos que levarão o seu potencial cliente, seja com o objetivo de retenção de matrículas ou captação de novos alunos, até você. Para uma campanha ter sucesso é necessária que a sua oferta (o que a sua campanha oferece) seja compatível com a necessidade do potencial cliente.

 

Vamos começar a definir essa proposta com algumas perguntas básicas:
- O que o seu cliente procura?
- Como o seu colégio pode ajudá-lo a resolver esse problema?
- Quais são os verdadeiros diferenciais do seu colégio?

Uma proposta de valor é parte fundamental da sustentação de uma campanha. As estratégias e táticas, por trás de cada uma delas são importantíssimas também, mas oferecer uma solução para as dores das pessoas é fundamental.

 

Não se prenda apenas a essas três perguntas.

 

Aqui vão mais algumas ideias de como você pode aprofundar a sua própria percepção sobre a campanha:

  • Tente desenvolver um perfil do seu cliente ideal, uma persona, sua jornada de compra e as dores que ela possui;
  • Complemente com uma pesquisa sobre sua região, mapeando concorrentes, renda per capita, quantidade de pais, condomínios e até empresas próximas; leve em conta, por exemplo, se as ruas do entorno do seu colégio possuem tráfego fluído de carros, final, esse pode ser parte dos diferenciais.

 

Bem, até aqui já conseguimos traçar alguns pontos. Vamos recapitular nossas conquistas?

  1. Falamos um pouco sobre como integrar as estratégias digitais ao seu objetivo principal;
  2. Traçamos uma proposta para oferecer aos seus potenciais clientes;
  3. Expandimos a percepção sobre a campanha e os diferenciais através de novas perguntas-chave.

Pontuado nossos checkpoints, vamos seguir.

 

Agora é hora de decidir quais canais usar

Existem muitas opções e a tendência é querer estarmos presente em todos eles, afinal, quem é visto é lembrado.

No geral, um mix completo com Facebook ads, Instagram ads e Google ads é o mais recomendado, afinal, você consegue alcançar o seu público em vários pontos de contato diferentes. Mas é necessário ter precaução nesse ponto. Um mix completo pode indicar um investimento alto e você deve estar preparado para fazê-lo, a fim de potencializar os seus resultados e evitar surpresas não tão boas no final.

Mas aqui vai um alerta: se você não sabe como operacionalizar as tarefas junto as plataformas, o ideal é procurar uma agência, como a Moke Cultura Criativa. Além de profissionais que possuem know-how teórico e prático, temos uma grande estrutura que possibilita a execução de cada ponto da sua campanha.

 

  • Facebook ads e Instagram ads

As redes sociais, como um todo, concentram muitos usuários, o que é ideal para uma mídia. Facebook (com 2,3 bilhões de usuários) e Instagram (mais de 1 bilhão de usuários), atualmente são uma das maiores.

Um dos significativos diferenciais delas são as possibilidades de segmentação do público por interesse, região demográfica, pais com crianças de diversas faixas etárias, pessoas casadas, páginas curtidas e muito mais – é possível traçar um perfil muito próximo daquele que você criou como persona, por exemplo.

Além disso, o gerenciador de negócios ainda traz a possibilidade de se aprofundar no comportamento desses usuários através do Audience Insights.

 

  • Google ads

A plataforma que traz mais visitantes qualificados (que podem se tornar leads e oportunidades). A rede de busca do Google possui 76% do tráfego total de desktops e 94% do tráfego total dos smartphones; ele ainda recebe mais de 57.000 pesquisas por segundo em qualquer dia. É inquestionável o tamanho e o poder do buscador.

Por isso um trabalho assertivo, com a estruturação correta de campanhas, escolha ideal de palavras-chave e de lances por clique, além de entender como funciona o seu leilão, são pontos imprescindível para uma campanha de sucesso.

Lembre-se, os visitantes serão mais qualificados, mas, provavelmente, o orçamento deve ser um pouquinho maior do que você imagina.

 

  • Uma dica importantíssima

Em redes sociais como Facebook e Instagram, os usuários querem interagir com seus amigos(as) e familiares, e não, necessariamente, querem ver um anúncio; apesar de já estarem acostumadas a isso, devido a grande quantidade de marcas na rede. Contudo, usuários clicam em anúncios porque eles resolvem alguma “dor”, deles – lembre-se do que falamos lá em cima sobre “dor” – então, seja criativo na forma de abordagem.

A barra de pesquisa do Google é onde as pessoas tiram suas dúvidas, procuram locais, tentam resolver problemas. E esse também é um comportamento do consumidor que você deve levar em consideração na hora de criar as campanhas.

Por fim, entender em qual momento de compra, em qual plataforma e resolvendo qual “dor” para seu cliente, seu anúncio está, seja no Facebook, Instagram ou Google, são considerações fundamentais na hora de criar suas campanhas digitais.

Mais uma vez, lembre-se: um investimento pode ser positivo ou negativo, por isso, trabalhe sempre com profissionais qualificados e que estejam preparados para enfrentar o desafio de captar novos alunos ou reter matrículas, junto com você.

 

Mais um checkpoint atingido. Vamos a nossa revisão

  1. Falamos sobre os principais canais: Facebook ads, Instagram Ads e Google Ads;
  2. Pontuamos alguns aspectos específicos de cada um deles;
  3. Também demos algumas dicas sobre o comportamento do consumidor nesses canais
  4. E, por fim, uma reflexão sobre a criação dos seus anúncios no contexto dos canais, momento de compra do consumidor e resolução das dores.

 

Monitore: saiba o que olhar e foque nos KPI’s e métricas da campanha

Pronto, passamos por muito dos pontos importantes que compõem uma campanha digital. Chegamos, agora, ao monitoramento.

Monitorar uma campanha é extremamente importante, pois é através deles que conseguimos entender e a campanha está gerando o resultado esperado, quais mudanças podemos fazer e para onde, e, também, como otimizá-la ainda mais.

 

Por isso, ter de forma clara seus KPI’s e métricas é tão importante.

KPI’s (Key Performance Indicator) é o indicador chave de desempenho. Como o próprio nome diz, ele indica o desempenho da sua campanha. Em outras palavras, o KPI pode ser encarado como o que fará a alavancagem do resultado da sua campanha.

Alguns KPI’s que podem te ajudar:

  • Quantidade de visitas agendadas no seu colégio;
  • Quantidade de formulário de contato sobre informações de matrículas;
  • Quantidade de visitantes que converteram em um formulário pedindo que seu colégio entre em contato.

Como disse antes, estes são alguns exemplos, então não prenda apenas “nesse KPI’s”.

 

E como medir se um KPI está indo bem? Pensando nas métricas

Se os KPI’s medem o desempenho de alavancagem da sua campanha, como medi-los? Como tentar antecipar se eles performaram bem ou mal? Para isso, pense em métricas que ajudaram, justamente, no desempenho do seu KPI. Por exemplo:

  • KPI: visitas agendadas no seu colégio
  • Métricas de campanha: alcance, impressões, taxa de clique no anúncio e taxa de conversão.

A ideia em monitorar uma campanha com KPI’s e métricas é tentar encontrar o fator ou insight que fará com que você atinja os objetivos esperados.

Com um profissional especializado e atento, é possível compreender, por exemplo, quais tipos de imagens, textos, botões de chamada para ação (CTA’s), campos de formulários, entre outros pontos, são mais relevantes para seu público e te trazem mais resultados.

 

Fazendo as últimas revisões

  1. Falamos sobre KPI’s, seu significado e importância para sua campanha, além de dar alguns exemplos;
  2. Seguimos com as métricas, explicando um pouco sobre o monitoramento de campanhas;
  3. Por fim, finalizamos com alguns insights e direcionamentos que um profissional especializado e atento pode conseguir através de KPI’s e métricas.

 

E, se eu precisar de ajuda, por que eu escolheria a Moke Cultura Criativa para me ajudar?

A complexidade do desenvolvimento de uma campanha de matrículas está em tantos detalhes e pontos a planejar, além da operacionalização da própria campanha.

 

Quando você opta pela agência, você escolher confiar em alguns pontos da nossa tribo:

  1. Know-how técnico e operacional na condução da sua campanha;
  2. Estrutura física e porte para atender a necessidade do seu colégio;
  3. Um time de profissionais focadas em áreas-chaves para campanhas digitais de performance: planejamento digital, análise de performance, web analytics, conteúdo, criação e atendimento;
  4. E clareza em todos os processos da sua campanha, do planejamento, passando pela execução, até a análise.

Uma campanha de matrículas de sucesso envolve além de muitos desafios e concorrência, um objetivo claro: atingir os resultados. Lembre-se, uma campanha bem formatada, vai te ajudar na captação de novos alunos e na retenção das suas matrículas. Entre contato com a gente por aqui e vamos conversar.

 

Conclusão

Viu, lá no começo do conteúdo eu te disse para ficar tranquilo que estaríamos juntos durante toda a leitura, e cá estamos, juntos. Fizemos esses checkpoints (nossas revisões) para conseguir marcarmos todas as nossas conquistas sem perder em nenhum momento.

Uma campanha de matrículas de sucesso depende de muita coisa, mas a primeira delas é a energia para correr atrás de conteúdos de qualidade e a disposição para pô-la em prática, e você está no caminho certo.

Nós aqui da tribo, gostamos da sua companhia e dessa vontade de fazer acontecer, por isso, antes de irmos embora, vamos deixar um kit com dois e-books completos e gratuitos, com tudo o que é preciso para uma campanha de matrículas de sucesso, de forma detalhada. Acesse e baixe grátis.

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