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8 dicas para impulsionar o seu negócio nas redes sociais

Luciana Beatriz

Estagiária de Atendimento - Moke Cultura Criativa

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Divulgar o seu produto ou serviço nas redes pode parecer uma tarefa difícil, mas algumas dicas podem ajudar a impulsionar seu negócio nas redes. Confira abaixo:

Use a criatividade

Criatividade nunca é demais, e para ser carismático não é preciso ser comediante. Usar emojis, memes ou Gifs (atuais e que façam sentido no contexto), tornarão sua comunicação nas redes menos artificial e séria. Claro que é importante lembrar que o uso desses elementos deve combinar com o seu negócio e público, e deve ser usada com cautela e respeito à individualidade de cada um.

Se atente ao que dizem sobre sua marca

Você, mais que ninguém, deve saber de tudo que envolve sua empresa, tudo que é falado nas redes importa, sendo ruim (o que pode ser melhorado) e bom. Se atente a comentários, avaliações e chats, sempre buscando dar atenção em cada caso, e respostas direcionadas aos problemas que seus clientes tiveram. As redes são uma ótima fonte de SAC e as pessoas estão cada vez mais imersas nesse mundo, tenha isso ao seu favor.

Não deixe nada em aberto até que tudo esteja claro

Falando de uso de chats para soluções de problemas e esclarecimentos, busque sempre ser o mais claro em suas respostas, quando estiver numa situação delicada, explique com calma e clareza tudo que envolve o problema. Muitas vezes o consumidor não faz ideia do processo interno da sua empresa, deixar cada etapa bem explicada é fundamental para sanar dúvidas e evitar desentendimentos, que podem crescer e ser expostos para todos.

Seja atencioso e humano

Dê atenção ao seu cliente, seja em comentários, direct, chats. Esteja presente e o responda mesmo que não seja uma pergunta, se mostre à disposição do cliente e o faça sentir-se único. Além disso, se mostrar íntimo do cliente conversando de forma simples e descontraída (como geralmente ocorre nas redes) é mais que necessário.

Acima de tudo, seja humano. Por trás de toda grande empresa existem pessoas reais, se relacionando com outras, com seus anseios e particularidades. Não há nada mais incrível, ainda mais nos dias de hoje, que humanidade e proximidade, não se esqueça disso 😉

Personalize a conversa – Para o público e rede social

Novamente a importância em saber tudo sobre seu público. O tom da linguagem usada nas redes sociais precisa ser adequado para quem irá receber a mensagem, assim como a forma como se fala precisa ser condizente com a rede em questão.

Por exemplo, se sua empresa vende produtos para bebês, provavelmente irá falar com as mamães. Essa linguagem provavelmente seria materna, atenciosa a todos os detalhes e transmitirá proteção. Não seria a mesma que uma loja especializada em produtos eletrônicos, que seria mais específica e objetiva.

Já para as redes, devemos ter em mente que ao falar no Facebook, usaremos uma abordagem mais dinâmica e próxima ao fã. Já para o LinkedIn, o ideal é ser a mais profissional e séria.

Saiba o que é relevante para o seu público

Conhecer seu público é fundamental para saber o que ele procura e consome na internet. Tudo começa a partir da persona, uma personificação do seu consumidor, que incluir, gostos, estilo de vida, personalidade entre outras informações fundamentais para um conteúdo relevante.

Um exemplo básico é uma concessionária. Nesse seguimento, quem acompanha a página é porque gosta ou tem interesse em carros, ou seja, notícias do universo automobilístico, dicas sobre manutenção e funcionamento de carros, provavelmente irão atrair a atenção dessas pessoas, é um mundo de possibilidade a explorar, ouse 😊

Mantenha suas redes atualizadas

Uma das piores coisas para sua empresa é um lead que possa ter interesse no seu negócio, procurar por mais informações como localização, modelos, serviços prestados e não encontrar nada. Atualizar suas redes é fundamental para manter o relacionamento, informar acontecimentos e atualizar o consumidor de todas as novidades que tenham reação com seu produto/serviço.

Adapte seu conteúdo

Cada rede social tem sua particularidade, então os conteúdos preparados para Facebook, LinkedIn ou Instagram, devem ser pensados levando em conta a finalidade da rede, ferramentas que dispõe e usuários.

O Facebook é a rede mais usada no mundo, além de ser imprescindível que a sua empresa tenha uma página na plataforma, é preciso saber que a linguagem é mais informal (isso não quer dizer que erros ortográficos e gírias controversas possam ser usadas), que o compartilhamento de textos, vídeos ou imagens é extremamente fácil e que os consumidores em geral costumam tirar suas dúvidas por comentários ou chat, desse modo, informações e detalhes do seu produto devem ser os mais claros possíveis.

Já o Instagram tem o foco total no relacionamento por meio de imagens e vídeos, vale lembrar que usar legendas curtas é ideal, pois essa rede funciona com mensagens mais objetivas. O destaque é especialmente no “Story” ferramenta que transmite mais descontração e proximidade com seu público, vale a pena usar.

O Twitter, famoso durante muito tempo, tem foco na mensagem, já que os 140 caracteres nos pedem a ser breve e objetivo. Sem esquecer das hashtags, que podem impulsionar um tema específico, quando bem usado, pode oferecer um bom engajamento para sua empresa.

Dentre as principais redes há também o LinkedIn, nesse caso o tom é mais formal e os conteúdos em suma são voltados para carreira, empreendedorismo, capacitação profissional. O LinkedIn exige uma boa estratégia de conteúdo, exaltando o institucional do seu negócio. Deve chamar atenção e ser relevante para quem o lê.

E então, preparado para dar up nas suas redes? Esperamos que tenha tido grandes inspirações e gere muito resultado. Se quiser saber mais informações sobre como utilizar da melhor maneira as suas redes sociais, entre em contato conosco, agende uma call ou uma reunião. Temos uma equipe pronta para te atender 😉

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