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Persona: O que é e como definir a ideal para o seu negócio decolar

Mariane Binoki

Conteúdo - Moke Cultura Criativa

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Definir uma persona é um dos passos mais importantes para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa...

Ferramenta indispensável para toda e qualquer estratégia de sucesso. Para você alcançar bons resultados dentro da sua empresa, é necessário saber e conhecer o público que deseja atingir. A criação da persona é o alicerce para uma base sólida de qualquer marca.

Se você pudesse atribuir características físicas e uma personalidade ao seu cliente ideal, como ele seria? Vem com a gente! Nós vamos te mostrar e te ajudar nessa missão. 😉

 

Afinal, o que é persona?

É um termo bastante utilizado no Marketing Digital para definir a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela deve ser construída a partir dos dados coletados pela sua empresa. Mais do que informações frias e superficiais, a persona permite atribuir um rosto, dados geográficos, comportamentais, histórias pessoais, motivações, desafios e objetivos de vida desse cliente.

Essa representação vai te ajudar a estruturar melhor suas estratégias. De modo que elas cheguem até o seu público, aumentando suas conversões em vendas.

A partir dela, é possível estabelecer a linguagem adequada, criar conteúdos segmentados e específicos. Além de definir o período da campanha publicitária e definir em quais redes atuar.

 

Por que ela é importante para o seu negócio?

A definição de personas em um projeto auxilia na compreensão do seu cliente potencial. Sabendo quem são, como pensam e do que gostam fica mais fácil atraí-lo.

Você não vai vender bola de basquete para jogadores de futebol, certo? Nem oferecer carne para vegetarianos, não é mesmo? O resultado claro de tais ações seria um desastre completo e consequentemente uma redução considerável nas vendas.

 

Quais são as vantagens de definir personas?

Conhecê-las bem faz com que empresas evitem erros graves e prejuízos. Além disso, podemos listar mais alguns benefícios. Acompanhe:


- Comunicação direcionada: quanto mais o visitante se identifica com os conteúdos apresentados nas suas páginas e redes sociais, maiores são as chances de ele se tornar um cliente, já que passa a enxergar valor no que você está apresentando.

- Melhor compreensão sobre o processo de compra: ao entender o que os seus clientes esperam da sua marca e o que os motiva a realizar uma compra, você poderá pensar em formas seguras para abordá-los e fechar novos negócios.

- Canais para aquisição e relacionamento: quando se conhece os hábitos e comportamentos da persona sua empresa compreende onde deve realizar ações de Marketing para se manter sempre conectado na vida dos seus consumidores.

 

Público-alvo x Persona

De forma prática e objetiva, enquanto público-alvo é a definição social, demográfica e econômica de quem vai consumir o seu produto – é mais generalista, a persona é mais detalhada e traz informações personalizadas, criando uma maior conexão e empatia com o cliente. O que leva uma criação e uma segmentação mais eficiente e focada.

Veja o exemplo abaixo:

✔️Público-alvo:

Definição ampla, não se refere a alguém específico, qualquer pessoa pode querer o seu produto.

- Gerentes de Marketing – Entre 30 a 40 anos

- Trabalham em grandes empresas

- Moram no Estado de São Paulo

- Renda mensal entre R$ 5.000, 00 e R$ 25.000,00

 

✔️Persona:

Definição específica, personagem específico, consumidor ideal.

- Bianca Buarque, 31 anos

- Casada, 1 filho pequeno 

- Gerente de Marketing de uma grande agência em São Paulo

- Pós-graduada em Marketing Digital

- Pressionada para obter grandes resultados

- Deseja bater metas e oferecer inovação para a empresa

- Gosta de estar bem-vestida e se sentir bem

- Conectada com as redes socias

- Apaixonada por livros, revistas e jornais

- Aos finais de semana gosta de viajar com a família

- Frequenta teatro, shows e exposições

 

Como criar a persona ideal?

Evite “achismos”! O cenário ideal para criar sua persona é montar um roteiro de perguntas:

- Nome, idade, sexo

- Onde mora?

- Qual seu estado civil?

- Tem filhos?

- Qual seu nível de escolaridade?

- Qual a sua profissão atual?

- Quem é seu potencial cliente?

- Quais as atividades mais comuns que ele realiza?

- O que ele vislumbra como topo da sua carreira?

- Quais seus desafios e obstáculos?

- Que tipo de informações ele consome e quais veículos?

- Como é sua rotina diária?

- O que gosta de fazer no seu tempo livre?

 

Agora que você já aprendeu tudo sobre persona, veja também outros conteúdos que já publicamos. 😉

 

 

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