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Como Aumentar As Vendas Da Minha Empresa? Invista no Marketing de Conteúdo

Mariane Binoki

Conteúdo - Moke Cultura Criativa

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Olá leitores da Moke!

Conquistar novos clientes é um dos grandes desafios que as empresas enfrentam diariamente, não é mesmo? Afinal, são eles que fazem você crescer e ser reconhecido no mercado. É por esse motivo que o Marketing de Conteúdo é um dos assuntos mais falados no mundo digital. Ele é, sem dúvidas, uma ferramenta muito poderosa para melhorar a visibilidade online de uma marca e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Para aproveitar os benefícios que essa estratégia proporciona, é fundamental utilizar as técnicas corretas. No texto de hoje, preparamos dicas para que você aprenda tudo o que precisa saber para se tornar expert no assunto. Vamos lá?!

O que é Marketing de Conteúdo?

Ele é o combustível do Inbound Marketing e consiste, essencialmente, em produzir conteúdos relevantes ou de impacto extremamente positivo para engajar seu público-alvo e aumentar sua rede de potenciais clientes.

Com isso, você atrai, envolve e gera valor para sua marca de forma positiva. Desenvolver um material de qualidade pode ser a porta de entrada para que muitas pessoas sintam confiança em adquirir algum produto ou serviço que sua empresa oferece.

Para não deixar nenhuma dúvida, vou explicar melhor:

Antes de tudo, precisamos fazer uma breve reflexão sobre as formas como as marcas abordam os consumidores com seu marketing. Foi-se o tempo em que as pessoas eram interrompidas por muitas propagandas ao acessar um site. Se isso não fosse um problema, elas não instalariam bloqueadores de anúncio em seus navegadores.

Nos dias de hoje, o público tem mais liberdade para escolher o conteúdo que quer consumir. E você tem o poder e conhecimento para produzir exatamente o material que o seu cliente precisa e deseja. Ele vai se sentir atraído, confiante e vai compartilhar com outras pessoas.

Em resumo: o Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada na produção e publicação de material relevante, como: e-books, infográficos, blogs, vídeos, posts nas redes sociais. Com ele, você ajudar seu público-alvo a resolver seus problemas e vira autoridade no assunto.

Agora que entendi o poder dessa ferramenta, como posso aplicá-la no meu negócio?

Existem várias formas de aplicar e executar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, que precisa ser bem arquitetada para gerar bons resultados.

Conheça alguns diferentes formatos que se encaixam nessa classificação:

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Material rico

Como o próprio nome já diz, ele oferece uma riqueza maior no seu conteúdo em relação aos demais formatos. Produzir materiais ricos é uma ótima forma de mostrar que sua empresa é autoridade em algum assunto. Já que você tem que ter conhecimento o bastante para falar sobre aquilo com propriedade.

Por ser mais explicativo, ele é bem mais extenso do que os posts ou blogs comuns, já que o tema em questão é explorado amplamente. Na prática, podemos observar o seguinte cenário:

Você tem uma empresa de turismo e está produzindo conteúdo para seu o seu blog. E pode surgir uma ideia de um post: "Como fazer uma viagem para Itália gastando pouco". Esse material é simples, mas pode ajudar muitas pessoas que procuram por uma dica rápida e prática.

Aproveitando o gancho, você pode utilizar o mesmo conteúdo e montar um material muito mais aprofundado, como: "Guia completo para conhecer tudo o que a Itália pode proporcionar para tornar sua viagem inesquecível". Com certeza, você vai precisar de mais tempo para realizar uma pesquisa mais detalhada para produzir textos assertivos, atraentes e ricos.

Blog

Criar um blog é uma ação essencial para uma estratégia eficaz. É a forma mais comum de atração na internet. Com conteúdos relevantes e uma boa otimização em SEO, ele é a melhor maneira de você conseguir tráfego. O ponto forte do blog é que todos os materiais ali veiculados podem ser replicados em outros locais, como nas redes sociais.

Redes Sociais

Elas são poderosas fontes de tráfego e de geração de leads para o site da sua empresa, já que tem alto poder de disseminação de conteúdo e de viralização. Além disso, grande parte das pessoas utilizam as redes sociais para consumir informações e entretenimento.

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Snapchat, Tumblr, Pinterest: todas essas mídias podem dar resultado para sua empresa. Tudo o que você precisa é muita dedicação, apostar em conteúdo de qualidade e publicação frequente.

E-book

Quer aprofundar a abordagem sobre algum tema específico? O e-book é ótimo aliado para tratar um assunto com mais profundidade. Ele transmite uma imagem de autoridade no assunto abordado, passando confiabilidade para o seu público-alvo.

Escrever um e-book e organizá-lo exige muita pesquisa e conhecimento do tema. Além disso, ele pode ser um material muito útil para quem está estudando um assunto em particular.

Outra vantagem é que ele também serve como “isca” para capturar dados do futuro lead e assim iniciar uma comunicação com ele. Para isso, você pode disponibilizar o seu e-book apenas para visitantes que preencherem um formulário com: nome, e-mail e telefone, por exemplo.

 

Infográfico

Aprender sobre algo novo de forma visual é muito mais fácil, não é mesmo? Infográfico é a união de informações nos formatos visual e escrito com gráficos e dados em destaque para facilitar o entendimento de uma mensagem.

Ele pode atrair muitos leads já que costuma exigir menos tempo do que ler um e-book ou assistir um webinar, por exemplo.

Desenvolver um infográfico, muitas vezes, parece uma tarefa difícil. Mas, hoje temos algumas ferramentas, muitas delas gratuitas e online, que podem ajudar você nessa tarefa, como o Canva, o Visme e o Infogram.

 

Webinar

Muito usado para fazer demonstração de produtos ou serviços, é uma forma de comunicação em que uma pessoa faz uma transmissão e várias outras assistem. Quem vê tem contato com quem está transmitindo via chat e pode fazer perguntas em tempo real.

Não tem um custo muito alto. Você vai precisar de: uma câmera (não precisa ser profissional) ou celular, um microfone e um computador para editar o vídeo. Quanto melhor for a produção, melhor a imagem que você vai transmitir da sua empresa.

 

Podcast

Forma de transmitir arquivos pela internet por meio de um áudio aprofundando sobre um tema específico que domina. O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.

 

O Marketing de Conteúdo certamente veio para ficar! Use essa ferramenta poderosa a favor da sua empresa.

A Moke sabe avaliar exatamente as necessidades do seu negócio e pode te ajudar a colocar essa estratégia em prática. Vamos conversar? 

Comente abaixo o que você achou do conteúdo de hoje. Vamos adorar saber!

Bons negócios e até a próxima!

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